Categorias
Portugal

Introdução a quem visita Portugal pela primeira vez

Ao visitar o país português e os nossos festivais de música e cultura, alguns turistas podem querer fazer algum trabalho de casa para entrar mais na nossa cultura… mas sobre o que é que lhes podemos ensinar? Reunimos um conjunto de perguntas frequentes com as quais podem começar antes de se dirigirem ao nosso país.

O que é único na cultura portuguesa?

A cultura portuguesa é única na medida em que é uma das únicas culturas no mundo a ter preservado um modo de vida medieval conhecido como uma sociedade “feudal”. Os portugueses são famosos por desfrutar dos tempos livres e festividades, algo que fazem desde a Idade Média. Portugal depende da agricultura, da pesca e do turismo para proporcionar emprego aos cidadãos. A maioria dos portugueses são católicos romanos.

Portugal é geograficamente pequeno, com pouco mais de 10 milhões de habitantes espalhados por cerca de 1.240 quilómetros de costa e 500 quilómetros de rio (o maior rio em volume é o Tejo).

O que é um facto interessante sobre Portugal?

Um facto interessante é que a língua portuguesa é derivada do latim, e foi introduzida pelos romanos quando vieram conquistar, colonizar e colonizar Portugal. Um português muito famoso é Cristiano Ronaldo, que é um dos jogadores de futebol mais famosos do mundo. Ele joga actualmente pela Juventus em Itália.

Para além deste website, quais são algumas formas de aprender mais sobre a cultura portuguesa?

Há muitas maneiras de aprender mais sobre a cultura portuguesa. Uma forma é visitar o país e vivê-lo em primeira mão; além disso, existem livros, postais e filmes sobre Portugal que podem ser utilizados como fontes de informação para aprender mais sobre a sua cultura.

Quantas pessoas falam português?

O português é falado por cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo, tornando-o uma das línguas mais faladas no mundo.

Onde é o português falado principalmente?

O português é a língua oficial de Portugal e do pequeno país de São Tomé e Príncipe. São Tomé e Príncipe está situado ao largo da costa da Guiné Equatorial. Além disso, há muitos falantes de português no Brasil porque já foi colónia de Portugal, assim como em Angola e Moçambique.

O que é que os portugueses gostam de fazer quando não estão a trabalhar?

Os portugueses são conhecidos por adorarem passatempos que envolvem passar tempo com amigos ou familiares. Especificamente, aqueles que envolvem comida e música! Todos se reúnem para festas, festivais, ou reuniões familiares. Durante estes eventos, reúnem-se à volta de grandes mesas cobertas com comida deliciosa e grande vinho enquanto ouvem a sua banda ou cantor favorito.

Que tipo de música é que os portugueses ouvem?

O que se ouve depende da parte de Portugal em que se está. Em cidades como Lisboa, Porto e Lisboa, é fácil ouvir música pop americana porque os portugueses estão muito interessados na vida no estrangeiro. Os portugueses também gostam de ouvir música popular feita por músicos regionais populares, como Dulce Pontes.

A comida em Portugal é diferente de qualquer outro lugar?

A comida portuguesa é muito boa e saudável. Saudável porque se baseia na dieta mediterrânica, de peixe fresco, frutas e legumes. A comida portuguesa é diferente da comida de outros países, porque tem um sabor muito único que a maioria das pessoas gosta.

Portugal é o melhor exemplo da autêntica cozinha mediterrânica, que se baseia na pesca, frutas e legumes. Especialmente na região algarvia de Portugal, tem uma grande variedade de peixes como sardinhas e pratos de marisco (que são extremamente frescos).
A cozinha portuguesa tem muitas influências diferentes com sabores fortes do sul da Europa, norte de África e sudeste da Ásia. Os portugueses foram das primeiras pessoas a visitar a Índia e a China durante as suas viagens no século XV, por volta da época em que fundaram uma rota marítima para a Ásia, navegando à volta de África.

Quais são alguns dos destinos turísticos famosos em Portugal?

A costa algarvia é o maior destino turístico em Portugal, devido às suas praias arenosas, ao clima quente do Verão e à vida nocturna. Alguns dos outros grandes destinos turísticos incluem Lisboa e Porto. Ambas são grandes cidades com muito para oferecer aos visitantes.